sexta-feira, 5 de abril de 2013

Vereador Caxicó tem mandato cassado pelo TRE

O vereador Jerson Braga Maia,
mais popular como Caxicó.
Foto: Câmara Municipal de Contagem
Decisão é baseada em denúncia de tentativa de compra de votos
Segundo notícia divulgada hoje, o vereador Jerson Braga Maia, mais popular como Caxicó, teve seu diploma de vereador cassado.
Ano passado, durante a campanha eleitoral, Caxicó teria oferecido R$ 50 à eleitora Maria das Graças Aragão que, por meio de uma advogada, denunciou o fato ao Ministério Público Eleitoral.
O processo (número 124578) no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais-TRE-MG foi concluído nesta quinta-feira (4), com sentença do juiz de Direito, Afonso José de Andrade.
"Casso o diploma de vereador de Jerson Braga Maia, pela prática de conduta vedada prevista no art. 41-A, da Lei nº 9.504/97, fixando-lhe, ainda multa no valor de mil UFIRs, mínimo legal, considerando que restou demonstrado a tentativa de fração mínima de compra de votos, sendo, portanto, razoável a aplicação mínima de multa", reza a sentença, de acordo com o jornal O Tempo Contagem.
O despacho ainda não está disponível no site do TRE.
A Câmara Municipal ainda não foi oficiada. Segundo notícia no portal G1, o Cartório Eleitoral de Contagem iria encaminhar ainda hoje, sexta-feira (5), ofício comunicando a cassação do mandato à Câmara.
Caxicó pode recorrer da sentença.
Caso a condenação se consume, sobe o suplente Robert Costa, do Partido da República – PR. Ele obteve a segunda maior votação na chapa Frente Republicana Socialista de Contagem (PPS e PR), com 1.956 votos.
Veja a notícia no site do jornal O Tempo Contagem.
Veja a notícia no portal G1.