sábado, 15 de setembro de 2012

Brasil é destaque em relatório da Unicef sobre mortalidade infantil

Relatório da Unicef destaca o Brasil
A queda no índice brasileiro foi de de 56% nas últimas duas décadas
 Vários países, entre eles, com destaque, o Brasil estão diminuindo rapidamente a mortes de crianças. É o que diz o Relatório de Progresso 2012, intitulado “O compromisso com a sobrevivência da criança: Uma promessa renovada”, publicado em 13 de setembro último. O relatório analisa as tendências nas estimativas de mortalidade de crianças pequenas, desde 1990.
O Brasil mereceu destaque na publicação.
Foi verificada uma queda de 73% na taxa de mortalidade infantil do Brasil em apenas duas décadas. Segundo o estudo, a taxa brasileira caiu de 58 para 16 por mil nascidos vivos entre 1990 e 2011. Em 2000, o índice era de 36 por mil nascidos vivos - o que faz com que a queda tenha sido de 56% desde então.
Segundo a Unicef, as principais razões para isso foram os programas comunitários e estratégias de saúde para a família implementados desde a década de 1990 para oferecer cuidados de saúde primários à população. Outros fatores que ajudaram incluem a melhorias nos serviços de saneamento básico, nos níveis educacionais das mães e nos índices de aleitamento materno e vacinação, além dos programas federais de transferência de renda.
Políticas com essas foram amplamente implantadas em Contagem pela prefeita Marília Campos. O maior exemplo é o Centro Materno Infantil em construção na Avenida João César de Oliveira e que Durval colocará em pleno funcionamento. Contagem segue em linha com o Brasil, sempre pra frente.
O relatório está disponível, em inglês, no site da Unicef e pode ser obtido clicando aqui. O destaque para o Brasil está na página 29.