sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Mais de 50% dos brasileiros estão na classe média

Governo Federal lança projeto Vozes da Classe Média
Atualmente mais da metade da população brasileira (53%) faz parte da classe média, o que significa um total de 104 milhões de brasileiros. Nos últimos dez anos, foram 35 milhões os brasileiros incluídos na classe média. Esses dados foram divulgado na última quinta-feira pela Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República, durante o lançamento do projeto Vozes da Classe Média.
O estudo realizado pela SAE indica que a expansão desse segmento é resultado do processo de crescimento do país combinado as políticas federais para redução na desigualdade. A estimativa é que, mantidas a taxa de crescimento e a tendência de queda nas desigualdades dos últimos dez anos, a classe média chegue a 57% da população brasileira em 2022.
Mesmo considerando o elevado grau de concentração de renda do país, este segmento social responde por 36% da renda e 38% do consumo das famílias, conforme o estaudo. Se a classe média brasileira fosse um país representaria o 18º mercado consumidor mundial, logo abaixo da Argentina e da Turquia e acima da Holanda. Só para lambrar, no Brasil são consideradas famílias de classe média aquelas com renda per capita entre R$ 291 e R$ 1.019.
Você pode obter o estudo realizado pela SAE clicando aqui.
Abaixo, o video apresentando durante o lançamento do programa.