quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Entrevista com Carlos Frederico, Controlador Geral do Município

Para Carlos, Durval deve manter o compromisso de Marília com a qualidade de vida dos cidadãos de Contagem
Carlos Frederico fala para Durval
BC - Fale um pouco do papel da Controladoria Geral do Município.
A CGM foi reestruturada em 2005, com o objetivo de dotar a Prefeitura de um órgão em sintonia com as modernas práticas administrativas. A atuação preventiva e educativa foi priorizada, visando a promover a qualidade do gasto público para o alcance das metas de governo e a estrita observância da lei nos procedimentos dos agentes públicos. Embora a ênfase tenha sido dada às ações preventivas, o Controle Interno não deixou de agir corretivamente, apontando as falhas e erros cometidos e, quando cabível, buscando a reparação de danos cometidos contra a administração pública do Município.
BC - A transparência e o controle social se tornaram valores nas sociedades modernas. Como esses valores são implementados pela prefeitura de Contagem?
Ao dar o direito à população de conhecer e acompanhar os atos da administração, tarefa que contou com a participação da Controladoria – por meio do Diário Oficial de Contagem, de Audiências Públicas de Prestação de Contas, do site da Prefeitura na internet, por exemplo – foram abertos canais de interlocução entre a Prefeitura e o povo, promovendo não só a transparência e o controle social, mas também a participação ativa dos cidadãos de Contagem na definição dos rumos da cidade.
BC - Qual avaliação você faz entre a gestão hoje e antes de Marília Campos?
Marília Campos foi capaz de entender que sem uma máquina administrativa moderna, profissionalizada e dotada de mecanismos de controle sérios não é possível atingir os objetivos de governo. Ao mesmo tempo em que trabalhou por uma cidade cada dia melhor, nunca se descuidou do correto e eficiente funcionamento da administração municipal.
BC - Qual o seu recado para Durval?
Que, ao ser eleito, mantenha os compromissos assumidos e cumpridos por Marília, de busca incessante pela melhoria da qualidade de vida dos cidadãos de Contagem.