Para
Carlos, Durval deve manter o compromisso de Marília com a qualidade de
vida dos cidadãos de Contagem
Carlos Frederico fala para Durval |
BC
- Fale um pouco do papel da Controladoria Geral do Município.
A
CGM foi reestruturada em 2005, com o objetivo de dotar a Prefeitura
de um órgão em sintonia com as modernas práticas administrativas.
A atuação preventiva e educativa foi priorizada, visando a promover
a qualidade do gasto público para o alcance das metas de governo e a
estrita observância da lei nos procedimentos dos agentes públicos.
Embora a ênfase tenha sido dada às ações preventivas, o Controle
Interno não deixou de agir corretivamente, apontando as falhas e
erros cometidos e, quando cabível, buscando a reparação de danos
cometidos contra a administração pública do Município.
BC
- A transparência e o controle social se tornaram valores nas
sociedades modernas. Como esses valores são implementados pela
prefeitura de Contagem?
Ao
dar o direito à população de conhecer e acompanhar os atos da
administração, tarefa que contou com a participação da
Controladoria – por meio do Diário Oficial de Contagem, de
Audiências Públicas de Prestação de Contas, do site da Prefeitura
na internet, por exemplo – foram abertos canais de interlocução
entre a Prefeitura e o povo, promovendo não só a transparência e o
controle social, mas também a participação ativa dos cidadãos de
Contagem na definição dos rumos da cidade.
BC
- Qual avaliação você faz entre a gestão hoje e antes de Marília
Campos?
Marília
Campos foi capaz de entender que sem uma máquina administrativa
moderna, profissionalizada e dotada de mecanismos de controle sérios
não é possível atingir os objetivos de governo. Ao mesmo tempo em
que trabalhou por uma cidade cada dia melhor, nunca se descuidou do
correto e eficiente funcionamento da administração municipal.
BC
- Qual o seu recado para Durval?
Que,
ao ser eleito, mantenha os compromissos assumidos e cumpridos por
Marília, de busca incessante pela melhoria da qualidade de vida dos
cidadãos de Contagem.