segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Municípios precisam ampliar investimentos na prevenção em áreas de risco

Contagem vem fazendo o dever de casa e conquistou até prêmio nacional
Matéria publicada ontem no Contas Abertas mostra que do total de recursos disponíveis no programa Gestão de Risco e Resposta a Desastres, do Governo Federal (cerca de R$ 3,5 bilhões em 2012), apenas 26,4% foram desembolsados até o último dia 23 de agosto. Esse valor inclui os restos a pagar, ou seja, os compromissos assumidos em anos anteriores, mas não pagos no exercício.
Segundo um especialista consultado pelo site, o problema é que os municípios, tanto grandes quanto pequenos, não apresentam projetos de obras preventivas ou minimizadoras dos desastres. Com isso, a cada período chuvoso se repetem tragédias com mortos e desabrigados.
Com orgulho, podemos afirmar que este não é o caso de Contagem. Sob a gestão Marília Campos, a Prefeitura vem realizando grandes obras de saneamento, habitação e urbanização, que incluem o tratamento dos fundos de vale nos córregos da cidade. O maior exemplo, com certeza, é o programa de Requalificação Urbana e Ambiental do Ribeirão Arrudas, como se pode ver em publicidade de 2010, em filme abaixo.
Além disso, temos um trabalho premiado devido às intervenções realizadas em áreas de risco. Ano passado, recebemos o prêmio “Selo Cidade Cidadã”, concedido pela Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados, em reconhecimento ao programa “Intervenções nas Áreas de Risco do Município de Contagem”, executado pela Secretaria Municipal Adjunta de Habitação desde 2006. Este programa envolve, atualmente, investimentos superiores a 5 milhões de reais.
Com Durval será ainda melhor. Durval vai prosseguir com as obras de infraestrutura urbana, que evitam tragédias e melhoram a vida das pessoas. Além disso, vai ampliar os investimentos em habitação e prevenção de risco, fortalecendo os Núcleos de Defesa Civil (Nudecs) e concluir obras em curso nas vilas Barraginha, Beatriz, Maracanã, Paris, Soledade, Jardim Eldorado, e outras que estão em fase de planejamento ou projetos.