sábado, 29 de setembro de 2012

Impeachment de Collor completou 20 anos

Fernando Collor de Mello foi o primeiro presidente da República escolhido por voto direto após a ditadura militar
Há 20 anos o Brasil assistiu à abertura do processo de impeachment do então presidente Fernando Collor de Melo, o primeiro presidente da República eleito pelo voto direto após o regime militar, ao derrotar em segundo turno o então candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva.
O impeachment de Collor foi aprovado por 441 votos na Câmara dos Deputados, 38 contrários, 23 ausências e 1 abstenção.
No Senado Federal a cassação de Fernando Collor de Melo foi confirmada por 76 votos favoráveis e dois contrários, em 29 de dezembro de 1992.
Não me deixem só, eu preciso de vocês”, foi o pedido do ex-presidente em pronunciamento na televisão pedindo que a população fosse às ruas, com as cores verde e amarelo, para demonstrar apoio a seu mandato.
Em 16 de agosto de 1992, a população foi de fato às ruas, mas vestida de preto.
A Câmara aprovou a abertura do processo em 29 de setembro de 1992.
Collor teve seus direitos direitos políticos suspensos por 8 anos. Depois disso, em 2002, tentou se eleger governador de seu estado, Alagoas, mas foi derrotado. Em 2006, ele se elegeu senador. Em 2010, o senador Collor tentou novamente governar seu estado, mas ficou em terceiro lugar nas eleições. Seu mandato no Senado termina em fevereiro de 2015.
Eriberto França, então motorista da Casa da Dinda e responsável pela bombástica entrevista à revista "IstoÉ", que acelerou o afastamento de Collor, está há um ano e meio desempregado e se diz esquecido, em entrevista publicada hoje pela Folha de São Paulo.