Ranking dos melhores prefeitos de capitais Clique para ampliar |
Apenas cinco prefeitos de capitais em todo o Brasil apresentam avaliações positivas (ótima + boa) superiores a 50%. É o que diz um levantamento realizado pelo Ibope, divulgado no último dia 18. Entre elas, o PT comparece apenas com a prefeitura de Rio Branco (AC), conduzida por Raimundo Angelim. O PDT, do ex-petista José Fortunati (Porto Alegre-RS) e o PMDB (Nelsinho Trad, Campo Grande-MS) também aparecem apenas uma vez. O PSB, de nosso vice, Leo Antunes, aparece duas vezes, com Márcio Lacerda, em Belo Horizonte, e Luciano Agra, em João Pessoa, Paraíba.
Segundo a pesquisa, Nelsinho Trad e Raimundo Angelim dividem a primeira colocação no ranking com, respectivamente, 68% e 67% de bom e ótimo.
Na única capital que administra, São Luiz (MA), o PSDB, com João Castelo, candidato à reeleição, tem 31% de avaliação negativa (ruim + péssimo), contra 29% de avaliação positiva. A margem de erro da pesquisa para aquela capital é de três pontos percentuais.
Do total de 26 prefeitos de capitais, apenas oito concorrem à reeleição, todos competitivos e com boas chances de vitória, segundo o Ibope. Entres eles, dois tem taxas de reprovação superiores aos índices de aprovação. São o já citado João Castelo e Roberto Goés, do PDT de Macapá, cuja reprovação chega a 35%, contra uma aprovação de 31%, sendo a margem de erro de quatro pontos percentuais. Os demais prefeitos são José Fortunati (PDT de Porto Alegre), Márcio Lacerda (PSB de Belo Horizonte), Eduardo Paes (PMDB do Rio de Janeiro), Elmano Férrer (PTB de Terezina), Paulo Garcia (PT de Goiânia) e Luciano Ducci (PSB de Curitiba).
A pesquisa pode ser vista no site do Ibope.