segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Região Ressaca é vítima de demagogia

Saúde na região vem sendo explorada por razões eleitorais
No Brasil, a cultura hospitalar faz parte do senso comum. A população continua achando – e ainda achará por um bom tempo – que o direito à saúde significa médicos, leitos e remédios. Esses recursos são importantes. Mas não representam saúde nem uma vida saudável. Eles são, na maior parte dos casos, apenas meios para tratar a doença.
A UPA Ressaca antes de Marília
Por isso Durval tem dito que não quer ser o prefeito da doença, e sim da saúde. Evita repetir fórmulas fáceis, como a construção de mais hospitais. A região Ressaca vem sendo bastante explorada nesta questão. Por razões meramente eleitorais. Durval não é contra hospitais, certamente. Mas, quantos e onde ele são de fato necessários? Porque não propor também a construção de mais um hospital na região Industrial? Ou em Vargem das Flores?
Longe das propostas demagógicas, a administração Marília Campos realizou pesados investimentos tanto na promoção quanto na rede de atendimento à saúde na região da Ressaca.
Apenas da rede de atenção básica, a região contará com quatro novas UBS criadas por Marília: Oitis (noticiada neste Blog),  Colorado, Morada Nova e Vila Peróla. A UBS Jardim Laguna foi reforma e ampliada e outras quatro unidades básicas receberam obras de revitalização: as Arvoredo, Jardim Laguna II, Jardim Laguna III e atual UBS Oitis.
A UPA Ressaca depois de Marília
Outro importante avanço para a saúde na região será a mudança de endereço do Centro de Consultas Especializadas - CCE Ressaca, que passará a funcionar no bairro São Joaquim, assim que forem concluídos os trabalhos de adequação do prédio. Com a mudança, serão beneficiadas mais de 170 mil pessoas, pois a unidade também atenderá aos moradores da região Nacional.
Quanto à promoção da saúde, Marília apostou, como Durval apostará, nas obras de saneamento e urbanização e na criação de mais espaços de convivência social e atividades físicas.
Até o final do ano, serão pelo menos quatro Academias da Cidade ao ar livre na Região Ressaca. O Parque Linear do Sarandi foi recuperado e recebe diariamente centenas de pessoas. O canteiro central da Avenida João Gomes Cardoso foi reformado e recebeu inúmeras áreas de convivência. Está prevista a reforma e a revitalização da Praça do Divino, em parceria com a  BRMalls e também a construção do Complexo de Lazer e Esportes no Bairro Arvoredo.
Finalmente, no governo Marília, tivemos o saneamento das avenidas João Gomes Cardoso, Alterosas, Gandhi e no bairro Novo Boa Vista. Novos investimentos estão previstos nessa área com o Programa Pampulha – Meta 2014, que prevê o tratamento de todos córregos da região que desaguam na Lagoa da Pampulha.