quarta-feira, 5 de setembro de 2012

O projeto de controle de cheias do córrego Ferrugem

O córrego Ferrugem
Obra é essencial para Contagem e para a região Industrial
O córrego Ferrugem é afluente do Ribeirão Arrudas e um dos responsáveis pelas inundações na região Industrial no período das chuvas.
Com gestões realizadas junto aos governos estadual e federal, a prefeita Marília Campos conseguiu, em 2009, trazer para Contagem mais esta importante obra que, junto com o programa de requalificação urbana e ambiental do Ribeirão Arrudas, conclui o maior programa de urbanização da região Industrial dos últimos 70 anos, desde quando foi implantada a Cidade Industrial.
Estimado inicialmente em R$ 170 milhões, o projeto recebe agora mais R$ 127,3 milhões, liberados pela presidente Dilma. Trata-se de uma das maiores obras de infraestrutura urbana em Contagem, com a remoção e reassentamento de famílias ribeirinhas, intervenções viárias e tratamento de fundos de vale. Confira:
O que será feito
  • Remoção de 1.268 famílias das Vilas Itaú, PTO, Canal/ Samag;
  • Construção de 800 moradias em 8 conjuntos no Água Branca;
  • Nos períodos de seca, as áreas das bacias poderão ser usadas como áreas de lazer nas áreas onde estão atualmente as vilas Itaú e Canal/Samag.
  • Construção de bacias de contenção de cheias;
  • Implantação, recuperação e articulação viária no entorno das áreas destinadas à implantação dos núcleos habitacionais.