sábado, 15 de setembro de 2012

Para brasileiros, melhorar os salários dos professores é prioridade na educação

Em Contagem, salários são uns dos melhores de Minas e do Brasil
Relatório está disponível na internet
A expectativa dos brasileiros é que a educação melhore na próxima década, apesar de muitos cidadãos ainda criticarem fortemente a qualidade do ensino, especialmente nas escolas públicas do país.
É o que aponta a pesquisa Olhares sobre a Educação Ibero-Americana, divulgada dia 6 de setembro Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI). O levantamento inclui 18 países das Américas Central e do Sul.
Os brasileiros são os mais otimistas em relação ao futuro da educação. Para 62% dos entrevistados, a educação vai melhorar. Apenas o Paraguai tem um resultado melhor: naquele país, 64% esperam avanços na área.
Os entrevistados também foram chamados a indicar o que consideram prioridades para a educação avançar, escolhendo entre as opções “melhorar a qualidade das instalações”, “melhorar a formação do professor”, “melhorar o salário do professor”, “incorporar as novas tecnologias no ensino e, finalmente, “aumentar a jornada escolar diária”.
Para 57% dos brasileiros, a prioridade é o aumento dos salários dos professores.
Aqui em Contagem, é sempre bom lembrar que a prefeita Marília Campos, além de diversos outros investimentos na educação – que explicam os bons resultados de nossos alunos no IDEB – também implementou uma forte política de valorização dos profissionais da educação. Isso inclui o pagamento de um dos melhores salários de Minas e do Brasil.
Esta noticia foi publicada, originalmente, pela Agência Brasil. O relatório está disponível, em espanhol, na página da OEI na internet e pode ser obtido clicando aqui.